quinta-feira, abril 19, 2007

Entrevistas 2007



Mês passado fui para Nova Iorque, Providence e Boston, onde comecei um segundo livro de entrevistas com personalidades norte-americanas. O primeiro foi
Vozes & Visões, entrevistas que fiz em de 90 a 92 com John Cage, William Burroughs, Allen Ginsberg, Roy Lichtenstein, Chick Corea, Nam June Paik, Amiri Baraka, Charles Bernstein, Marjorie Perloff, John Ashbery, entre outros. Saiu pela Iluminuras em 1996, e acho que está esgotado).

Para este segundo projeto, entrevistei Eliot Weinberger, maior tradutor de Octavio Paz nos EUA , excelente ensaísta e crítico dos EUA (um de seus livros saiu recentemente no Brasil pela Record), Forrest Gander, ótimo poeta da nova geração, o jornalista endiabrado e "dissecador da mídia" Danny Schechter, e o grande linguista e crítico da mídia e do governo americano Noam Chomsky. Aqui estamos no seu escritório no MIT, em Cambridge, tendo ao fundo um de seus gurus, Bertrand Russell, enquanto uma tempestade de neve se arma lá fora.

Também entrevistei o escritor e crítico Andrei Codrescu e a crítica Marjorie Perloff. Os próximos da lista são os músicos Pat Metheny, Keith Jarret e a crítica Camile Paglia.

E ontem voltei de Hickory, na Carolina do Norte, onde fui entrevistar o poeta, ecologista, ensaísta Gary Snyder, que estava dando uma palestra numa faculdade local. Tentei entrevistá-lo em 1992, mas ele respondeu com um postal que mais parecia um koan zen: "Caro Rodrigo, infelizmente não dou mais entrevistas".
Snyder é um dos grandes poetas americanos e um dos poucos do grupo original da beat generation que ainda está vivo. Foi uma aula e uma grande emoção ouvi-lo falar de ecologia, "América", etnopoesia, Zen, de sua amizade com Jack Kerouac, natureza, poesia, haiku e poesia chinesa, entre outros assuntos. Ele está com 77 anos, mas continua em ótima forma, com inteligência e humor aguçadíssimos. São encontros assim que fazem a vida fazer um pouco de sentido.

3 comentários:

Paulo Ugolini disse...

Salve poeta

Escute, onde eu encontro os teus livros aqui em Curitiba?

Grato

Paulo

Rodrigo garcia Lopes disse...

na fnac, na curitiba, na guereiro. se nao tiver, é so pedir,
abraço
rodrigo

Anônimo disse...

olá Rodrigo, há alguns anos atrás comprei seu livro de entrevistas e além de gostar da leitura é sempre muito útil: sou roteirista e produtora da MEC-FM e volta e meia cito suas entrevistas (Cage, etc).
abs e muto obrigada,
Lilian.