quinta-feira, julho 21, 2022

Podcast do Itaú Cultural "Pedra de Toque: A Poesia Brasileira Brasileira Contemporânea": depoimento de Rodrigo Garcia Lopes

 Depoimento ao podcast "Pedra de Toque: a Poesia Brasileira Contemporânea", do Itaú Cultural, já está no site e no Spotify (concedido em 30 de agosto de 2021). Apresentação, entrevista e edição: Ademir Assunção.

 

Link: https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts/rodrigo-garcia-lopes-pedra-de-toque

 Paranaense de Londrina (PR), Rodrigo Garcia Lopes é poeta, romancista, tradutor, jornalista e compositor. As primeiras leituras de gibis, como Os Sobrinhos do Capitão, Tarzan e Mandrake, a descoberta da poesia de Vinícius de Moraes, Rimbaud, Emily Dickinson e dos poetas concretos, além das influências de Ezra Pound, Walt Whitman e dos poetas da Beat Generation são alguns dos temas deste depoimento ao Pedra de Toque. Rodrigo afirma também que seu estilo é não ter um estilo único, lamenta a superficialidade na discussão da poesia atualmente, lê poemas de William Carlos Williams, Elizabeth Bishop e Carlos Drummond de Andrade e termina lendo poemas próprios do livro, O enigma das ondas.

Pedra de toque é publicado semanalmente, sempre às quartas-feiras. Ouça todos os episódios clicando aqui ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome do programa.         

Depoimento gravado em 30 de agosto de 2021.


Nenhum comentário: