segunda-feira, janeiro 15, 2018

Lançamento: "Epigramas", de Marcial (Ateliê Editorial)



LANÇAMENTO: "Epigramas", de Marcial. 
Epigramas: “tweets”da Roma Antiga em edição de colecionador

     Escrever em poucos caracteres para passar uma mensagem assertiva tornou-se popular com a criação do Twitter, há pouco mais de dez anos. Mas, esse recurso já era usado na Roma Antiga, há quase dois mil anos, por poetas como Marco Valério Marcial, considerado o pai do epigrama (forma poética breve, marcada pelo estilo satírico e engenhoso).
Apesar de sua importância estética, são raras as edições de Marcial no Brasil.
     Para preencher essa lacuna e trazer ao conhecimento do público esta arte poética, a Ateliê Editorial lança, em uma edição de colecionador, Epigramas, escritos por Marco Valério Marcial, e traduzidos diretamente do latim por Rodrigo Garcia Lopes. 
     A edição bilíngue é composta por 12 pequenos cadernos, feitos artesanalmente a partir do projeto gráfico do artista plástico Gustavo Piqueira, que reúnem 219 poemas escritos entre 86 e 103 d.C. O livro traz notas explicativas e um posfácio que inclui dados biográficos do autor e contextualiza a poesia obra? de Marcial na Roma Antiga, além de conter informações sobre as questões estéticas de sua poesia.
     Talvez o tema principal dos Epigramas seja a cidade em que vivia o poeta. “Se há alguma musa na poesia de Marcial, ela se chama Roma: é da cidade que ele tira sua matéria prima. Como um dublê de poeta-humorista-colunista-cronista social — munido de uma câmera portátil e verbal, o epigrama — ele nos convida a espiar os espaços públicos e privados de Roma no século 1 em todas as suas contradições”, afirma Garcia Lopes. 
A seleção traz epigramas cômicos, pornográficos e injuriosos, que fizeram a fama de Marcial. Mas o tradutor também incluiu poemas de amor e amizade, sobre a boemia, reflexões sobre escravidão, sobre viver o presente, além de epitáfios tocantes e epigramas metapoéticos, em que o poeta reflete sobre sua própria condição de autor. 
     “Além de ser um grande poeta, Marcial é extremamente moderno ao prenunciar aspectos de nossa sociedade do espetáculo, de comunicação instantâneas (como os 140 caracteres do Twitter), da indústria da fofoca, do consumo (onde tudo está à venda), da superficialidade, exibicionismo, da cultura da imagem, redes sociais, culto às celebridades, fama instantânea e reality shows”, conclui o tradutor. 

Serviço

ISBN 978-85-7480-752-2
Tamanho: 14 x 21 cm
Número de páginas: 224
Preço: R$ 82,00


Site:www.atelie.com.br
***CONTATOS PARA IMPRENSA:
RDA Comunicação Corporativa
Renata de Albuquerque
renata@rda.jor.br
Tel: (11) 2296-3931
PROJETO GRÁFICO: CASA REX / GUSTAVO PIQUEIRA



Nenhum comentário: