sexta-feira, janeiro 10, 2014

NO SITE DA RPC TV


08/01/2014 14h52 - Atualizado em 08/01/2014 14h52

Descubra o Paraná: Conheça o poeta do primeiro vídeo da campanha

Rodrigo Garcia Lopes criou poema sobre a beleza das imagens do time-lapse

Por Redação RPC TV
Rodrigo Garcia Lopes contribuiu com versos à campanha Descubra o Paraná (Foto: Reprodução/Redes sociais)Rodrigo Garcia Lopes contribuiu com versos à campanha Descubra o Paraná (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Rodrigo Garcia Lopes foi incumbido de criar uma das frases que encerram um dos vídeos da campanha Descubra o Paraná, que apresenta o Pico Paraná em vídeos de time-lapse. Sobre essa coisa de ser um autor por encomenda, tão distante da zona de conforto de quem espera a inspiração vir para criar, Rodrigo comenta que a experiência é válida: "É um desafio. Um exercício. Serve para você testar e ver quão afiado está o corte".
O autor contribuiu com a campanha com os versos:
"como
em alguns segundos
chamar de pouco
o que é tanto?"

Sobre a criação dessas linhas, Rodrigo explica o processo, que contou com inúmeras sessões dos vídeos da campanha: "Assisti aos vídeos diversas vezes, em períodos diferentes do dia, com e sem a trilha sonora. Tudo para me inspirar na hora de criar", explica. Rodrigo conta também que, desde o princípio, se sentiu inclinado a adotar a solução do haikai, forma poética japonesa que prima pelos versos rápidos, curtos e cheios de significados.
"Entre as sugestões que eu enviei, havia versões com essa cara de haikai", conta. O texto escolhido, no entanto, foge ao padrão poético japonês, mas encerra outras questões também interessantes sobre a inspiração e o processo criativo do autor. "Na versão escolhida, eu brinquei com a própria tarefa de se reduzir muito tempo em apenas 30 segundos, que é o que o vídeo faz", diz.
Sobre as demais versões, Rodrigo lembra de uma em que ele procurou falar daquilo que as imagens lhe diziam. "Numa das versões, eu associei o pico a uma ilha negra, e as nuvens a um mar branco. Noutra sugestão, falava da velocidade das nuvens e das estrelas, e da montanha ali, sempre parada", revela.
Novos projetos
Além da participação na campanha, o escritor fala sobre as perspectivas para 2014. "No começo do ano, lanço um romance policial", conta. O livro, batizado de "O Trovador", se passa em 1936 em Londrina, Inglaterra e Escócia e usa o processo de colonização britânica do norte do Paraná no enredo e é o fruto de oito anos de trabalho do autor. Além do livro, Rodrigo, que também compõe e canta, pretende intensificar o calendário de shows de seu último disco, "Canções do Estúdio Realidade". Músicas desse álbum, inclusive, fizeram parte da trilha sonora da série Os 7 Pecados, exibida pelo Casos e Causos em 2013.

Nenhum comentário: