sexta-feira, novembro 14, 2008

Revista Coyote lança 18ª edição em seu 6º aniversário


Coyote, incentivada pelo Promic, está no 6º ano de vida e comemora o lançamento da edição como uma das publicações culturais mais importantes e estáveis do Brasil

Da Redação
n.com@sercomtel.com.br

Já está em circulação a 18ª edição da revista londrinense Coyote, uma das principais publicações literárias do país. De acordo com um dos editores da revista, o escritor Marcos Losnak, o que faz a revista ficar tanto tempo em circulação é a diversidade do que é publicado. “Publicamos muita coisa inédita e internacional. Essa diversidade faz parte do projeto da revista”, afirmou Losnak. A revista Coyote tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Entre os destaques internacionais, a revista apresenta a poesia da polonesa Wislawa Szymborska, prêmio Nobel de 1996, traduzida por Regina Przybycien, e ainda inédita em livro no Brasil. Apresenta também um conjunto de poemas de um dos fundadores do movimento surrealista, Paul Éluard, traduzido por Eclair Antonio de Almeida. O escritor francês Michel Houllebecq marca presença no ensaio poético “Manter-se Vivo: Méthodo”, traduzido por Sandra Stroparo.

Entre as principais novidades nacionais da edição estão textos em prosa do escritor cearense Pedro Salgueiro e do pernambucano Alberto Lins Caldas. Já a poesia contemporânea é expressa nos poemas de Joca Reiners Terron, Beatriz Bajo, Celso Borges e Zhô Bertholini. O fotógrafo Iatã Cannabrava assina a capa e o ensaio fotográfico “Uma Outra Cidade”, com imagens da periferia de São Paulo. O número fecha com o cartum “Movimento Contra Malhação de Judas”, de Paulo Stocker.

Conforme Marcos Losnak, a revista se tornou uma das mais importantes do país devido à estabilidade. “Hoje a Coyote é a única revista do sul do Brasil e uma das três em nível nacional, com mais tempo de circulação. Muitas revistas são publicadas durante um ano, por exemplo, e param. A Coyote tem circulação estável há seis anos”, afirmou Losnak.

Segundo ele, a intenção é dobrar a tiragem da revista no ano que vem, passando de 1.000 para 2.000 exemplares por edição. “Houve um aumento muito grande no número de leitores. A procura já está maior que a oferta, por isso, pretendemos dobrar a tiragem em 2009.”. Ele revelou que a equipe responsável pela revista está preparando uma comemoração de aniversário da Coyote para a 3ª semana de dezembro, ainda sem horário e local definidos.

A revista Coyote é editada pelos poetas Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes. O projeto gráfico é de Marcos Losnak e tem periodicidade trimestral e distribuição nacional, em livrarias das principais capitais do Brasil, pela Editora Iluminuras. A revista pode ser adquirida também pelos sites www.iluminuras.com.br e www.sebodobac.com.
(Londrina, 13 de novembro de 2008)

Nenhum comentário: