terça-feira, março 18, 2008

Em Busca do Ouro do Oregon

Posted by Picasa


Denver, fundada no auge da Corrida do Ouro, é uma lembrança. O sol mergulha nas Terras do Oeste, no ventre da floresta, entre montanhas glaciais.


O tempo congelado das pradarias e das Rochosas.



As Rockie Mountains, por muito tempo, impediram a colonização do Oeste e seus longes colossais que fundem céu e terra. As planícies ainda eram um desafio para quem se aventurava. Um mundo belo, mas assustador. Com os trens, "os monstros das pradarias", avançando cada vez mais rumo ao oeste, e principalmente em 1849, quando ouro foi descoberto na Califórnia, estava aberta a porteira ocidental. Só precisava avisar os Sioux, Cheyennes, Lakotas e centenas de tribos. A resistência de Nuvem Vermelha.

Primeiro foram as trilhas de caçadores de peles, depois milhares de aventureiros naquela imensidão. Oregon Trail. Nem todos chegavam ao destino, por tempo inclemente, índios, ou doenças.

Um texto que é feito de partidas e chegadas e partidas e chegadas. Uma frase parte e, apesar dos trancos e barrancos, e que inevitavelmente chega a um ponto final. Dele entram e saem personagens. E depois mais movimento, outra partida. Escuridão de um túnel, e novamente as “montanhas brilhantes” ressurgem.


Subindo as Rochosas, e durante os próximos dias, jovens com lap tops vendo filmes, casais aposentados bebendo vinho, gente sobretudo jogando baralho, conversando, gente lendo, olhando a paisagem, fotografando, conversando, comendo, principalmente domindo.


Nenhum comentário: