quarta-feira, agosto 29, 2007

A LENDA SATORI USO (no blog do Ademir Assunção)

"O crítico Luiz Carlos Merten escreveu no Estadão que Satori Uso, curta do londrinense Rodrigo Grota, com roteiro dele e de Rodrigo Garcia Lopes, foi o melhor filme do Festival de Gramado deste ano. Disse mais: que é um dos 11 filmes imperdíveis do Festival Internacional de Curtas de São Paulo.


Eu me lembro bem da gênese da lenda Satori Uso. Em 1985 Rodrigo Garcia Lopes publicou uma página na Folha de Londrina com poemas e breve trajetória deste misterioso poeta japonês que teria migrado para o Brasil rumo aos cafezais de Londrina. A página teve grande repercussão. Todo mundo ficou intrigado na cidade, principalmente a colônia japonesa. Ninguém jamais ouvira falar de Uso.


Nem poderia. O poeta jamais existiu. Os poemas eram do próprio Rodrigo. Ele inventou toda a história, como um Borges pé-vermelho.


Vinte e dois anos depois, Uso continua repercutindo, agora com o filme de Rodrigo Grota. Que vai ser exibido amanhã (quinta-feira, 30), às 18 horas, no Centro Cultural São Paulo.


Numa entrevista publicada ontem no Jornal de Londrina, Rodrigo parodiou a famosa frase de Flaubert sobre Madame Bovary. Nesses termos: 'Satori Uso sou eu'."


Nenhum comentário: