segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Resenha de "Experiências Extraordinárias" por Daniel Zanella


Experiências Extraordinárias apresenta uma nova relação entre os fenômenos midiáticos e a poesia


POR DANIEL ZANELLA

     A poesia, o ato de preencher a linguagem com significados, está para a interpretação do mundo assim como a água está para a seca, exercício de resgate. Experiências Extraordinárias, último livro do londrinense Rodrigo Garcia Lopes, é um caso raro de clareza intelectual com rigor e método: precisão aliada a sentimento.

(Força na aguadura, distanciamento do que é turvo.)

     A obra é dividida em quatro eixos bem amplos. Em “Idade Mídia”, os temas contemporâneos são questionados na balança fumegante entre civilização e barbárie; “Satori Uso” é uma compilação de haicais, também nome do heterônimo criado pelo poeta na década de 1980; “Diálogos” é um passeio pelo percurso intelectual-artístico do autor, com suas referências à mostra; e “Experiências Extraordinárias” é um apanhado de poemas livres. Os núcleos quase extremos se conversam e denotam a versatilidade de Garcia Lopes, também compositor, tradutor, editor e jornalista.
     A obra foge do palavreado nebuloso, de uma certa alma trapaceira muito em voga na poesia contemporânea – quando o autor deixa no leitor a desconfiança de que ou escreveu algo muito genial ou foi apenas confuso, algo que realmente não acontece aqui. “Querido pensamento,/ nunca fomos tão nós/ quando estivemos a sós/ no instante de seu advento.” é dito em “Solilóquio”.
De modo geral, a curvatura metodológica de Experiências Extraordinárias transita entre a tradição literária – os mitos, a literatura oriental, França, as glórias do mundo – e a elaboração de um tipo de leitura para o novo, quando o poeta se coloca na condição de tradutor. Aqui, a cultura pop se apresenta num campo onde o erudito não a anula. A primeira sequência de 14 poemas desvela isso; vozes para entender o imediato:

Tempos de Celebridade
Carlos, na próxima encadernação
Nascerei filho de alguém famoso.
E então, como um cão raivoso,
Não largarei meu precioso osso.

Quem disse que é preciso ler,
Ter talento? Não seja ridículo.
Esforço é coisa de otário.
Meu sobrenome será meu currículo.

Vou escrever uns poemas fofos
Umas cançõezinhas ordinárias
Com uma certeza: o Brasil nunca saiu
Das capitanias hereditárias.

     Garcia Lopes corre alguns riscos. Ao se aventurar em um terreno crítico/sonoro, ele soa, em alguns momentos, quase como tribunal de redes sociais, principalmente na sequência em que parodia formatos jornalísticos para autores clássicos. “DJ Marcel Duchamp curte balada em Jurerê Internacional”, diz em um trecho de Famosos (I). A busca por ser integrante de seu tempo também cobra seu preço, que o autor não se nega a pagar.
    Porém, a aplicação conferida ao cotidiano, àquilo que está boiando na superfície em busca de sentido poético e é recuperado, impede que a obra se perca no próprio fluxo de acidez. Em “Guarujá Salem”: “linchada por um boato/ numa tarde de sábado/ mundo-barbárie// fabiane// ainda ergue a cabeça/ para um último olhar/ à multidão de agressores// filmando com celulares/ e smartphones”.
Sem semear espinhos, Experiências Extraordinárias ambiciona, sim, uma certa juventude eterna, assentar-se como espírito de um tempo. Não é um livro pequeno, individualizante, parido para ser mais. Em “Império dos Segundos”, há o aprofundamento das noções contemporâneas de tempo, a fugacidade toda da matéria que absorve os dias, o fluxo inesgotável, perene. (O poeta como um revelador, transmissor e registrador dos pensamentos):
     “Se eu fosse parar pra saber/ o sabor deste instante/ não iria jamais perceber/ do que é feito o durante,// a carne de cada segundo, / minuto de cada poente/ de que é feito este mundo, / sangue, esperma, poeira,// não ia jamais me lembrar/ da trama da tarde, museu/ onde moram as velhas horas,/ nem o duro rosto deste outro// outono, matéria, mistério,/ nem a memória, esse mármore/ em fluxo, rugido em estéreo/ de uma incessante cachoeira.”
    A poesia de Rodrigo Garcia Lopes é bela e funciona. Atravanca o caminho, mas descongestiona. É o poeta como um cientista de sensações, em busca de responder (com a cabeça e o coração) à fome absoluta dos dias.

Estante
Rodrigo Garcia Lopes
Experiências Extraordinárias
Kan editora, 104 páginas, R$ 35
A obra pode ser adquirida na livraria da Escola de Escrita, localizada na Rua Riachuelo, 427, Centro, Curitiba ou pelo contato@escoladeescrita.com.br.
O autor ministrará na Escola, a partir de março, a Oficina de Criação Poética, também denominada Experiências Extraordinárias. As inscrições podem ser feitas aqui e aqui.

Escape para a leitura


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A história da Lua



Ela, velha
                  lanterna chinesa
                                             translúcida

(Cor de crânio
                               quase a explodir)
                                                                    flutua – Lua:

Escudo de batalha,
                                  hóspede do céu,
                                                               cesta de damas-da-noite:

Quantas marcas de passado
                                                  em suas feridas, fissuras,
                                                                                                 cicatrizes?

1969, Armstrong te largou aí,
                                                 depois de pisar e pular
                                                                                        em suas crateras.

Até hoje dizem
                             que tudo não passou
                                                                             de pura encenação.

Cientistas se debatem
                                       sobre o mistério
                                                                    de sua composição

E ainda assim, com essa cara
                                                     de máscara de Nô,
                                                                                      você nos olha.

Li Po te esperou aquela noite
                                                          no Rio Amarelo.
                                                                                          Ele só queria abraçá-la.

Méliès (1902) abusou
                                       de sua inocência
                                                                     em Le voyage de la lune

Enquanto egípcios
                                        a tiveram, Chonsu,
                                                                             em altíssima conta.

Artemis, Chandra, Jaci.
                                           Deusa branca,
                                                                       Senhora do Oriente,

A memória colhe
                                 outros nomes
                                                          em seu passeio noturno:

Bombardeada pelo sol,
                                          o que fascina
                                                                   é sua face oculta:

Capuz de velha bruxa,
                                       perita no disfarce
                                                                          de suas fases.

Este o nascer da Terra
                                      visto de sua praia cinza e sem mar,
                                                                                                  onde som nenhum se propaga.

Estéril concubina, espelho solar,
                                                           satélite inútil
                                                                                      suspenso no enigma.

Certa noite de verão
                                          Sokan lhe pôs um cabo
                                                                                   e tornou-a um esplêndido abano.

Lua que desce à terra
                                             e se mistura

                                                                       com o sonho dos homens.

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