sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Música+poesia+voz: Canções do Estúdio Realidade


Palavra cantada

Londrinense Rodrigo Garcia Lopes funde música e poesia em Canções do Estúdio Realidade, seu novo CD

5
22/02/2013 | 00:34Fábio Luporini/JLComente!
Morte que revisita, sem aviso. Adeus a plenitudes. Pensamento que vagueia. Reflexões poéticas sobre a fugacidade da vida, a vida urbana, o tempo em que a gente vive. E tudo o mais que a música aliada à poesia permitir. O novo disco do compositor e poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes, Canções do Estúdio Realidade, está sendo lançado neste fim de semana. A partir de segunda-feira, o CD estará à venda na Livraria da Silvia e nas Livrarias Curitiba.
“Tem música que nasce de uma ideia do violão, de um ritmo. Algumas vezes a música acontece primeiro”, revela Rodrigo Garcia Lopes. As canções não são apenas poemas musicados. São mais que isso. “Polivox era um disco que tinha poemas falados, canções e poemas com trilhas. Esse novo é absolutamente diferente. Aprofundando um pouco as coisas do outro disco, tem a relação da palavra, da música e da voz”, justifica. Canções que misturam jazz, música popular brasileira, entre outros gêneros, como afoxé, funk, blues e afins. “É uma variedade de estilos, tanto que mostra a versatilidade da canção brasileira”, aponta.

Elisabete Ghisleni (foto)
Divulgação / Ampliar imagem
“Imaginei como se fosse um escritor escrevendo um romance, uma novela, com 12 capítulos”, conta Rodrigo. A sequência das canções foi “testada” e ouvida diversas vezes. “A gente tenta ouvir como se fosse um estranho, nesse difícil desafio”, diz.

Mas o percurso é também de sentimentos profundos, fruto de um exercício poético e musical. “O disco condensa minhas vivências e experiências na música e na poesia, e cristaliza uma série de coisas que busco na poesia”, observa.
A crítica embutida está na música atual, que Rodrigo Garcia Lopes chama de “rala e superficial em termos de letra”. “O disco reforça a capacidade poético-musical da música popular brasileira. A profundidade da canção é nosso tesouro”, declara.
Por isso, o compositor e poeta defende uma escuta atenta. “O CD exige uma audição mais atenta. Tem muitos arranjos, componentes com voz e violão”, diz. É também uma combinação de instrumentos, uma diversidade entre músicos londrinenses ou radicados em Londrina. Aliás, o trabalho foi feito todo por aqui. A distribuição nacional será feita pela Tratore.
Ao todo, são 12 composições autorais, além de três parcerias, com Bernardo Pellegrini, Neuza Pinheiro e de Paulo Leminski. “Do poema dele [Leminski], pedi autorização para Alice [Ruiz, viúva do poeta]”, explica.
A direção do disco é do músico André Siqueira, que também toca em algumas músicas, junto com um grupo formado por Gabriel Zara, Wesley Cesar, Rodrigo Serra, Mateus Gonsales, Júlio Erthal, Vitor Gorni, Priscilla Silva Alves, Marcello Casagrande, Filipe Barthem, Emílio Mizão e Vinícius Lordelos.
Serviço: Canções do Estúdio Realidade, CD de Rodrigo Garcia Lopes. À venda a partir de segunda-feira na Livraria da Silvia (R. Belo Horizonte, 900, fone: 3026-9339) e na Livrarias Curitiba (Shopping Catuaí, fone 3294-8300). R$ 25. Informações: www.rgarcialopes.wix.com/site.

Nenhum comentário: