sábado, fevereiro 23, 2013

Lançamento: Canções na Folha


23/02/2013 -- 00h00

LANÇAMENTO - artista da música e da palavra

O poeta, tradutor e músico Rodrigo Garcia Lopes lança o álbum "Canções do Estúdio Realidade"
Fotos: Elisabete Ghisleni/Divulgação
No novo álbum, Rodrigo Garcia Lopes assume o lado de intérprete de seu trabalho, denominado "cantautor": "Quis no próprio título do disco já deixar clara essa intenção"
Com 12 faixas autorais, o disco chama a atenção pela qualidade sonora e das composições
Com a ideia de definitivamente valorizar o seu trabalho como cancionista – "e não de poesia musicada" -, o poeta, tradutor e compositor Rodrigo Garcia Lopes está lançando seu novo álbum, o "Canções do Estúdio Realidade", levemente inspirado no mundo em que vivemos, após dois anos de dedicação. Com 12 faixas autorais, que incluem parcerias com artistas da cena alternativa londrinense, como Neuza Pinheiro e Bernardo Pellegrini, o disco chama a atenção pela qualidade sonora e das composições. O trabalho foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)e poderá ser conferido hoje, às 11h, no programa "Faixa a Faixa", na Rádio UEL FM, com a participação do artista (reprise na quinta-feira, às 17 horas). 

Depois de 12 anos do disco "Polivox", que teve uma proposta diferente, mais conceitual, Lopes conta que resolveu assumir de vez o seu trabalho como intérprete do próprio trabalho, denominado "cantautor". "Quis no próprio título do disco já deixar clara essa intenção, do meu trabalho como músico. Quando lancei o Polivox, recebi muitas críticas, como se não pudesse enveredar também pelo campo da música, acho isso um pouco preconceituoso", avalia. "Toco violão desde os 11 anos, participei de vários festivais de música, investi nos estudos de técnica vocal e me sinto preparado para essa experiência musical", acrescenta. 

Com um repertório bem variado, o disco traz sonoridades da música negra americana, brasileira e instrumental, com produção e arranjos do multi-instrumentista André Siqueira, que toca 10 das 12 faixas. Do jazz ao funk, passando pela música erudita, rap, balada, afoxé, blues e folk, permeiam a voz e violão de Rodrigo Garcia Lopes que aprofunda neste álbum a interrelação entre música, voz e poesia. 

O encarte teve o projeto gráfico de Marcos Losnak, arte final de Beto, e fotos de Elisabete Ghisleni. Já a masterização foi feita em São Paulo, por Homero Lotito, referência nacional na área. Outro destaque é a gravação da bela versão de "Nobody does it better" ("Ninguém melhor que ela"), cujos direitos autorais Lopes comprou da gravadora EMI. Sucesso na voz de Carly Simon, esta canção famosa de Marvin Hamlisch e Carole Bayer Sager foi composta para o filme "007 O Espião que Me Amava" (1977). Lopes chegou a ter sua versão ouvida e aprovada pelo próprio Hamlisch, em março do ano passado, pouco antes dele falecer. 

Foram produzidos 1.000 exemplares do álbum. Paralelo aos shows de lançamento do disco pelo Brasil, a cada mês será disponibilizada uma faixa do disco para download gratuito no site do autor (rgarcialopes.wix.com/site). A distribuição nacional está sendo feita pela Tratore (www.tratore.com.br). Os discos também estão sendo comercializados na Livrarias Curitiba (Catuaí Shopping) e Livraria da Silvia (R. Belo Horizonte, 900, esquina com a R. Pio XII – Shopping Ritz).
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local

Nenhum comentário: