segunda-feira, dezembro 16, 2013

RESENHA DE "POÉTICA", DE ANA C, NA ILUSTRADA

14/12/2013 - 03h46

Crítica: Antologia de Ana Cristina Cesar traz voz poética única


RODRIGO GARCIA LOPES
ESPECIAL PARA A FOLHA

 

      Se a biografia de um poeta são seus versos, como sugeriu o escritor russo Joseph Brodsky, o leitor brasileiro tem agora acesso a da carioca Ana Cristina Cesar, cuja carreira foi interrompida com seu suicídio em 1983, aos 31 anos.
"Poética" tem o mérito de reunir livros esgotados, como o fundamental "A Teus Pés" (1982), que chacoalhou a poesia brasileira daquela década.
      Voz única entre os poetas de sua geração, Ana C. escreveu uma poesia que se destaca pela inteligência, fragmentação e autoironia, tendo ousado gêneros literários "marginais" como o diário íntimo e a carta, forjando uma poesia imitadíssima pelas poetas que vieram depois. 


Luciana Whitaker/Folhapress
Ana Cristina Cesar em foto de maio de 1975 do acervo do Instituto Moreira Salles do Rio
Ana Cristina Cesar em foto de maio de 1975 do acervo do Instituto Moreira Salles do Rio      

Voz poética que é construída, paradoxalmente, por meio de uma apropriação frenética de outras vozes.
      Se tivesse vivido mais, sua escrita desembocaria no romance, já ensaiado nas prosas poéticas de "Luvas de Pelica" e esboçado nos fragmentos de "O Livro", publicado aqui pela primeira vez.
Seria o caminho natural para uma autora cuja poesia é assumidamente discursiva, invadida pela prosa, que se faz através de um diálogo com outros autores, num tom de falsa intimidade que oscila entre o coloquial e erudito, entre a ficção e confissão.
      Ana C. criou um espaço próprio e uma terceira via na poesia brasileira da época, polarizada entre a poesia concreta e a poesia marginal.
Se para os fãs o livro é uma festa, por outro lado, como é frequente em antologias póstumas, o lançamento nos faz pensar se muitos poemas reunidos no livro passariam pelo crivo rigoroso da autora. 

RODRIGO GARCIA LOPES é autor de "Estúdio Realidade" (7 Letras)
POÉTICA AUTOR Ana Cristina Cesar EDITORA Companhia das Letras QUANTO R$ 48 (504 págs.) AVALIAÇÃO bom

Nenhum comentário: